A secretaria do Meio Ambiente (Sema) marcou presença nesta quinta-feira (24), no município de Ibicoara, localizado aproximadamente a 550 km de Salvador, do seminário “Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA) no Alto do Paraguaçu. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal, também contou com a participação de organizações sociais e produtores rurais de diversos municípios da região.
O evento foi fruto de um alinhamento conjunto entre a Prefeitura de Ibicoara e o Governo do Estado que se uniram com o objetivo de pensar e construir a política ambiental do Alto Curso do Rio Paraguaçu.
A abertura do seminário foi realizada pelo presidente da Casa, Márcio Luz e, representando a Sema, ministraram a coordenadora do Programa, Marcelle Chamusca, falando sobre “Desafios da Política Estadual de PSA” e a diretora de Política e Planejamento Ambiental, Luana Pimentel, que falou sobre “Construção do Plano de PSA para o Alto Paraguaçu”.
Na oportunidade também foi publicada a Lei Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais e outros decretos da política ambiental.
Visita técnica – Nos dias 22 e 23/08 foram visitados pela equipe do PEPSA da Sema, representada por Luana Ribeiro e pelo coordenador técnico da Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade (DIEAS) Ciro Tavares, propriedades com sistemas agroecológicos no município de Ibicoara, verificando diferentes metodologias e cultivos vegetais e animais associados ao objetivo da restauração produtiva e do incremento à biodiversidade regional, que serão adequados e utilizados em projetos de Pagamento por Serviços Ambientais.